segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O conhecimento pleno de Deus


O conhecimento pleno de Deus não é possível pelo fato de sermos seres finitos e com inteligência finita, e Deus ser infinitamente infinito em tudo. O que de Deus conhecemos, está revelado por sua palavra (bíblia), pela criação e por seu filho Jesus Cristo.
Deus é Espírito, eterno e Imutável. Ao pensarmos em qualquer coisa que tenha origem, não estamos pensando em Deus. A palavra origem só se aplica as coisas criadas. Deus é auto-existente, enquanto as coisas criadas necessariamente se originam em algum lugar e em algum tempo. Além de Deus, não há nada auto-causado. O que quer que Deus seja, e tudo que é Deus, Ele o é em si mesmo. Toda vida ou forma de existência vem de Deus. Nenhuma criatura tem vida em si, toda vida é dom de Deus. De modo inverso, a vida de Deus não vem de outrem. Se houvesse outro do qual Deus pudesse receber a vida, esse outro é que seria Deus. Sendo ele um ser supremo, segue-se que não pode ser elevado. Não há nada acima dele, nada além dele. De ser em ser, devemos chegar, afinal, a um Ser que tenha em si mesmo a razão de sua existência, quer dizer, a um Ser necessário, que exista por si, e pelo qual todos os outros existam. Dizer que Deus é infinito é dizer que não existe meio de medi-lo. As medidas indicam limitações, imperfeições, e não poderão ser aplicadas a Deus. Não existem graduações referente a Deus. Tudo que ele é, ele o é sem graduação ou soma, ou desenvolvimento. Nada em Deus é menos ou mais, grande ou pequeno. Deus é infinito, quer dizer, sem limites no seu Ser, uma vez que é o Ser por si, o Ser que existe por sua própria essência... "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor..." (Os. 6.3).
O conhecimento que temos de Deus, se não é perfeito, é contudo um conhecimento verdadeiro.
“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim, não há Deus.” (Isaias 44:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário